top of page
  • Foto do escritorSorveteria Ideal

12 de Outubro: Dia das Crianças

Hoje é um dia dedicado às crianças brasileiras em que elas ganham presentes e se divertem com sua família e amigos, mas você sabe como surgiu o Dia das Crianças no Brasil?!


Dia das Crianças - Sorveteria Ideal

O Dia das Crianças foi instituído no ano de 1924 pelo Decreto 4867 assinado pelo presidente Arthur Bernardes. A troca de presentes, no entanto, foi popularizada na década de 1960 quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou a "Semana do Bebê Robusto" e a Johnson & Johnson criou o concurso "Bebê Johnson" em que as crianças vencedoras ganhavam prêmios em dinheiro e estrelavam campanhas publicitárias da marca.

Promoção Bebê Johnson de 1965

Alguns anos depois, em 1959, a ONU estabeleceu o Dia Universal das Crianças que é comemorado no mundo todo em 20 de novembro em comemoração à Declaração dos Direitos da Criança, elaborado com base no documento original de Eglantyne Jebb e que foi adotado pela Liga das Nações em 1924. No dia 20 de novembro de 1989 foi criada a UNICEF - Convenção sobre os Direitos da Criança - pela Assembleia Geral da ONU.


Em 13 de julho de 1990 o governo brasileiro instituiu o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), que até hoje é um marco regulatório extremamente importante para assegurar políticas públicas de proteção e desenvolvimento.


Também não podemos deixar de mencionar os trabalhos da Dra. Zilda Arns que fundou a Pastoral da Criança e realizou campanhas para reduzir a mortalidade infantil no Brasil e em diversos países do mundo, merecendo destaque a campanha do soro caseiro.

73 visualizações
bottom of page