top of page
  • Foto do escritorSorveteria Ideal

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

A publicação de hoje será um pouco mais extensa pois nós vamos falar sobre dois assuntos extremamente importantes e que estão interligados: responsabilidade social e sustentabilidade. Entretanto, estes assuntos acabaram virando clichês e passaram a ser explorados por muitas empresas apenas da boca para fora ou muito superficialmente, mais focado na publicidade.

 

A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações voltadas ao seu ambiente de negócios que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo (funcionários, comunidade, parceiros, meio ambiente etc.), e também preocupações genuínas com o meio ambiente visando o benefício da coletividade, envolvendo aí a qualidade de vida e o bem-estar.

É importante frisar que o conceito não deve ser confundido com filantropia ou simples assistência social. Aqui, na lógica do “é melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe”, entende-se que responsabilidade social é um processo contínuo e de melhoria da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros.


No dia 1º de novembro de 2010, foi publicada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, cujo lançamento foi em Genebra, Suíça. No Brasil, no dia 8 de dezembro de 2010, a versão em português da norma, a ABNT NBR ISO 26000, foi lançada em São Paulo. A norma é de grande utilidade a empresas interessadas em adotar programas de RSE uma vez que oferece orientações relacionadas aos sete princípios norteadores de responsabilidade social: Responsabilidade, Transparência, Comportamento Ético, Respeito pelos Interesses dos "Stakeholders", Respeito pelo Estado de Direito, Respeito pelas Normas de Comportamento, Respeito pelos Direitos Humanos.

 

Apesar de não divulgarmos amplamente as nossas ações, até mesmo porque não utilizamos isso com intuito de auto-promoção, aqui na Sorveteria Ideal nós levamos estes assuntos muito a sério! E se você acompanha o nosso trabalho de perto já deve ter notado isso...


Desde a nossa fundação em 1947 sempre tivemos consciência do nosso papel e da importância em promover a responsabilidade social e a sustentabilidade de nossos negócios, pois acreditamos que essas são as chaves para um futuro melhor e que com certeza nos permitiram chegar até aqui hoje.


Inclusive, como reconhecimento por suas ações, o nosso fundador Ângelo Bertan (o Gilim) recebeu da Câmara Municipal de Vinhedo o título de Cidadão Benemérito em face dos relevantes serviços prestados à comunidade vinhedense.

Ermelinda Bertan recebe o título de Cidadão Benemérito concedido a seu esposo Ângelo Bertan (in memoriam)

O exemplo do Gilim nos incentiva na missão de dar continuidade a este engajamento; atualmente a Sorveteria Ideal desenvolve diversas ações, dentre as quais destacamos:

  • Privilegiar os produtores locais;

  • AVETUR - Associação Vinhedense de Turismo: somos associados desde 2008;

  • Apoio a ações de entidades assistenciais: sempre que possível a Sorveteria Ideal apoia ações das entidades assistenciais de Vinhedo dentre as quais cabe destacar o CEIVI, LarCAB, ARCA dentre outras;

  • Apoio a ações educativas junto às escolas: frequentemente nós recebemos visitas de alunos das escolas públicas e particulares da cidade, onde são desenvolvidas atividades educacionais, aprendem sobre o processo de fabricação de sorvete e conhecem a nossa história;

  • Campanhas para arrecadação e doação de brinquedos, agasalhos e livros;

  • Sorveteiros autônomos: é uma oportunidade de trabalho e de geração de renda alternativa para pessoas que enfrentam dificuldades de colocação profissional no mercado;

  • Conscientização dos funcionários quanto ao uso racional dos recursos (água, energia elétrica, embalagens etc);

  • Elaboração e implantação de uma Política de Resíduos Sólidos com objetivo de prevenir e reduzir a geração de lixo, por meio de práticas de manejo e hábitos de consumo sustentável, propiciando o aumento da reciclagem, a reutilização dos resíduos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

453 visualizações
bottom of page