top of page
  • Foto do escritorSorveteria Ideal

Sorvete, Gelato, Sorbet ou Sorbetto?!

Atualizado: 22 de out. de 2019

Você sabe qual é a diferença entre os vários tipos de sorvetes?

Sorveteria Ideal

Recentemente observamos muita mistificação em relação a este assunto e por isso decidimos compartilhar algumas informações com vocês... Pois então, vamos aos fatos:


Segundo o Michaelis - Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, "sorvete" é um "alimento à base de suco de frutas, leite, chocolate etc., aromatizado com essências de baunilha, morango etc., que se congela para atingir o ponto de servir".


Já de acordo com a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - que é responsável por regulamentar este setor, os sorvetes são classificados como "gelados comestíveis" (RDC 267/03 e 266/05).


Simples né?! Mas então, o que é "gelato" afinal?!


No Brasil o termo "gelato" passou a ser difundido em consequência do fenômeno de gourmetização da gastronomia. Com as estratégias de marketing contemporâneas, a palavra "gourmet" passou a ser utilizada para indicar sofisticação e qualidade, criando uma diferenciação entre produtos semelhantes. Hoje em dia, no entanto, da pastelaria do bairro à barbearia da esquina, parece que quase tudo virou gourmet.


Isso sem falar nos escândalos em que o CONAR e o PROCON acabaram desmascarando algumas empresas e campanhas publicitárias que contavam histórias falsas e mentirosas para enganar os clientes.


Por conta disso, recentemente, as pessoas estão mais desconfiadas e atentas, pois nem sempre os produtos classificados como gourmet têm de fato uma qualidade superior que justifique o seu preço mais elevado.


Mas voltando para o foco do nosso artigo, a verdade é que "gelato" é uma das palavras utilizadas no idioma italiano para se referir a sorvete, assim como "sorbetto"; o mesmo acontece na língua francesa, onde "sorvete" pode ser traduzido como "crème glacée" ou "sorbet":

Diferentes tipos de sorvetes

Em diversos outros idiomas, assim como na língua portuguesa, não existe essa diferenciação: "ice cream" (Inglês), "helado" (Espanhol), "Eis" (Alemão).


Portanto, não se deixe enganar por conceitos falaciosos e pelas estratégias de marketing e procure conhecer mais sobre o assunto, sobre a forma como os sorvetes são produzidos e os ingredientes utilizados.


Aqui na Sorveteria Ideal a nossa fabricação que fica na loja matriz (Rua Nove de Julho, 193 - Centro, Vinhedo/SP) está sempre de portas abertas para você conferir como os nossos sorvetes são produzidos! Você também pode agendar uma visita pelo telefone (19) 3876-2071.


Na próxima postagem nós iremos abordar as propriedades nutricionais dos sorvetes!


Siga o nosso blog e receba alertas sempre que houver uma nova publicação.

907 visualizações
bottom of page