top of page
  • Foto do escritorSorveteria Ideal

23 de Setembro: Dia Nacional do Sorvete

Está chegando um dos dias mais gostosos do ano: o Dia Nacional do Sorvete, celebrado no Brasil no dia 23 de setembro, data que coincide com o início da Primavera.


Os sorvetes, além de deliciosos, também podem ser muito nutritivos; os sorvetes preparados artesanalmente costumam oferecer uma proporção bem equilibrada e variada de nutrientes tais como proteínas, lipídios, carboidratos, sais minerais e vitaminas.

Mas afinal você sabe como surgiu o sorvete?


Na região do oeste asiático o povo islâmico costuma consumir o "Serbat" ou "Sherbet" durante o Ramadã.


Dizem que o sorvete teria surgido na China e que foi trazido para Veneza por Marco Polo em uma de suas expedições.


O fato é que na Europa a receita foi aprimorada com os ingredientes locais, especialmente na Itália e na França, até chegar no continente americano.


Nos Estados Unidos o sorvete foi um sucesso absoluto! Em 1982, na cidade de Ithaka (estado de Nova Iorque) surgiu o Sundae: sobre uma bola de sorvete de baunilha foi colocada calda de cerejas e uma cereja no topo como toque final.


Em 1904 a Banana Split foi criada em Latrobe por David Strickler, um aprendiz de farmacêutico do Saint Vincent College.


Neste mesmo ano as primeiras casquinhas de sorvete foram servidas na Feira Mundial realizada em Saint Louis.


Até então não havia como fazer nem armazenar gelo. A geladeira foi inventada em 1856, sendo que ela se popularizou como eletrodoméstico apenas em 1927 pela General Electric.


Os sorvetes eram feitos a partir de blocos de gelo trazidos das regiões mais frias do planeta; para serem transportados de navio, os blocos de gelo eram embalados em meio a serragem para evitar o seu derretimento.


Em 1934 o navio Madagascar partiu de Boston e chegou ao Rio de Janeiro trazendo a primeira carga de gelo para o Brasil, com 217 toneladas.


Como não tinham como armazenar os sorvetes, os sorveteiros colocavam anúncios em jornais informando a data e o horário em que os sorvetes estariam disponíveis para serem consumidos.


Jornal Correio Paulistano, 1859
Jornal Correio Paulistano, 1859

Jornal Correio Paulistano, 1862
Jornal Correio Paulistano, 1862

 

Conheça a nossa produção! Agende uma visita em nossa loja matriz pelo telefone (19) 3876-2071.

67 visualizações
bottom of page