top of page
  • Foto do escritorSorveteria Ideal

25 de Agosto: Banana Split Day

Hoje vamos falar sobre um dos maiores sucessos de nosso cardápio e que é tão tradicional que não pode faltar em nenhuma sorveteria de respeito: a Banana Split! Você sabe como ela surgiu?


Segundo o Livro da Banana Split*, em 1904 a sobremesa foi inventada na pequena cidade de Latrobe, por David Strickler, um farmacêutico aprendiz no Saint Vincent College, que pertence à mesma arquiabadia do Mosteiro de São Bento de Vinhedo. Strickler adorava inventar receitas de sundae na farmácia onde era empregado e certo dia, como tinha bananas para a sobremesa, decidiu cortá-las ao meio e cobrir as metades com bolas de sorvete e calda de frutas.


Brady Hazard, dono de um restaurante Wilmington, Ohio, também reivindica a criação da receita - em sua cidade é realizada o grande Festival da Banana Split todos os anos no verão (https://bananasplitfestival.com/).


De acordo com a receita original, para fazer uma Banana Split você deve descascar uma banana, cortá-la ao meio e dispor as fatias paralelamente num prato de vidro; sobre as fatias, no meio, coloque uma bola de sorvete de baunilha, uma bola de sorvete de chocolate à esquerda e uma bola de sorvete de morango à direita. Sobre o sorvete de baunilha coloque um pouco de abacaxi picado, sobre o sorvete de chocolate coloque um pouco de calda de chocolate e cubra o sorvete de morango com calda de morangos. Entre as bolas de sorvete coloque chantilly, salpique castanhas para decorar e coloque duas cerejas no topo para finalizar.


A banana é uma fruta muito nutritiva, rica em vitamina A, vitamina C, fibras e potássio; originária do sudeste asiático, ela acabou se espalhando pelo Egito, África e pelas Ilhas Canárias quando em 1516 o Frei Tomas de Berlanga, um missionário espanhol, cruzou o oceano Atlântico trazendo consigo algumas mudas. Atualmente as bananas são cultivadas em praticamente todas as regiões tropicais do planeta.


O Brasil é o sexto maior produtor mundial de bananas com uma produção estimada em 7,3 milhões de toneladas em 2011, sendo a segunda fruta mais produzida e consumida por aqui.


Ficou interessado pelo assunto?! O livro de Michael Turback está disponível gratuitamente na internet: https://openlibrary.org/books/OL3288830M/The_banana_split_book

 

* TURBACK, Michael. The Banana Split Book: Everything There Is to Know About America's Greatest Dessert. Philadelphia (PA): Camino Books, 2004.

274 visualizações
bottom of page