Coleta seletiva e reciclagem
Buscar

Coleta seletiva e reciclagem

Você já deve ter observado que em nossas lojas existem lixeiras específicas para o lixo reciclável e para o lixo orgânico... mas você sabe como separar corretamente?


Essa postagem é justamente para te orientar sobre como fazer separação do lixo, pois assim você contribui para a sustentabilidade e ajuda a preservar o meio-ambiente!

Abaixo nós colocamos uma listagem mais detalhada sobre os principais itens que podem ou não ser reciclados:


PAPEL:

Reciclável: papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida.

Não reciclável: papel carbono, celofane, papel vegetal, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel e guardanapos usados/sujos, fotografias, etiquetas adesivas.


PLÁSTICO:

Reciclável: sacos, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerantes), canos e tubos, plásticos em geral.

Não reciclável: poliuretano (presente em esponjas, colchões, estofados, solados de calçados, peças industriais elétricas, travesseiros, etc.), EVA (encontrado em solados de chinelos, equipamentos de academia, brinquedos etc.).


VIDRO:

Reciclável: garrafas de bebidas, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos etc.

Não reciclável: espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas etc.


METAIS:

Reciclável: latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa etc.

Não reciclável: clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos etc.


LOGÍSTICA REVERSA:

Entram na regra de logística reversa, ou seja, quando os estabelecimentos que fazem a venda deste tipo de produto têm que disponibilizar pontos de coleta deste tipo de material: pilhas e baterias, lâmpadas, óleos, pneus, equipamentos eletrônicos etc.


Faça a sua parte e contribua para preservar o meio-ambiente!


Os moradores de Vinhedo podem conferir o cronograma de coleta de lixo reciclável e de lixo orgânico em seus bairros. Na página da Prefeitura de Vinhedo também é possível obter informações sobre a coleta de entulhos e poda verde, lixo eletrônico e de outros itens de logística reversa (lâmpadas, baterias, etc.).

90 visualizações