top of page
  • Foto do escritorSorveteria Ideal

Fazendo a diferença para uma cidade melhor

Atualizado: 29 de ago. de 2021

O objetivo dessa postagem é inspirar outras pessoas e outros estabelecimentos a se engajarem em iniciativas que podem transformar a nossa cidade.


Um pensamento popular diz que "se cada um varresse a calçada da sua casa, no fim do dia a rua toda estaria limpa". Pois bem, além de varrer a nossa calçada nós resolvemos fazer a diferença plantando árvores em plena Rua Nove de Julho, no Centro de Vinhedo!


Sim, é isso mesmo, você não leu errado: juntamente com a Galeria Ideal nós plantamos 4 mudas de Acácia-Aleluia amarela em nossa calçada. Um gesto singelo porém muito significativo, pois é com ações práticas que nós podemos mudar a cidade (e por que não o mundo?!) em que nós vivemos, e isso só depende de nós mesmos, com força de vontade, paciência, perseverança e diálogo.

Há muito tempo tínhamos essa intenção, mas sempre encontramos muitos obstáculos... até que recentemente resgatamos essa ideia e resolvemos fazer mais uma tentativa; desta vez, para nossa felicidade, tudo conspirou a favor!


Quando o Luiz Eduardo, um de nossos sócios que também é arquiteto e paisagista, entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ele foi muito bem recebido pela Rosângela Grigolleto que logo se animou com a ideia; juntamente com o José Carlos Belussi Júnior, eles prontamente nos ajudaram com todas as orientações, com as aprovações necessárias, com a indicação das espécies adequadas conforme o Guia de Arborização Urbana e ainda providenciaram as mudas para que nós plantássemos.


Nesse meio tempo, conversamos com os nossos vizinhos e todos aprovaram essa iniciativa! A partir daí ficamos encarregados de romper o concreto, fazer a cova, preparar a terra, realizar o plantio e colocar as estacas de proteção temporária. Até São Pedro resolveu ajudar regando as mudas recém-plantadas!


É importante ressaltar que tudo isso foi feito sempre tomando cuidado para não perturbar o fluxo de pedestres, nem prejudicar o estacionamento de veículos na rua e sobretudo sem interferir na infraestrutura urbana (fios, encanamentos etc).


Agora é só uma questão de tempo para que possamos usufruir da beleza das flores e da sombra fresca! Tomara que este exemplo possa render muitos outros frutos!

Luiz, Joana e Idanice plantando as mudas de Acácia-Amarela na calçada da Rua Nove de Julho, no Centro de Vinhedo, em frente à Sorveteria Ideal
Luiz, Joana e Idanice plantando as mudas de Acácia-Amarela na calçada da Rua Nove de Julho, no Centro de Vinhedo, em frente à Sorveteria Ideal

274 visualizações
bottom of page