Sorvete pode ser muito nutritivo e saudável
Buscar

Sorvete pode ser muito nutritivo e saudável

Como todo alimento, tudo depende de como é preparado: o valor nutricional do sorvete é determinado pelos ingredientes utilizados na sua produção, como o leite, o cacau, as frutas e todos os nutrientes que eles trazem consigo tais como proteínas, açúcares, gorduras, minerais, vitaminas e fibras.

O sorvete feito à base de leite contém proteínas de elevado valor biológico, ricas em aminoácidos essenciais de alta disponibilidade que são elementos plásticos regeneradores dos tecidos, importantes em qualquer idade.


Os hidratos de carbono dos sorvetes, basicamente a lactose e a sacarose, são indispensáveis para o metabolismo dos glóbulos vermelhos e do tecido nervoso. Estes nutrientes são especialmente úteis durante os exercícios físicos e na fase de recuperação depois de praticar esportes.


As gorduras presentes nos sorvetes fornecem os ácidos graxos que o nosso corpo usa como combustível.


Por fim, nos sorvetes nós também encontramos diversas vitaminas e minerais, como cálcio e fósforo.


Mas como você bem sabe, nem todos os alimentos são preparados tendo em vista o seu aspecto nutritivo, por isso é importante ficar atento:


Para facilitar a produção, diversas sorveterias e gelaterias utilizam bases prontas e saborizantes em pastas. Mas isso deixa o produto final sem personalidade, tudo meio igual, apesar da cremosidade.


Além disso, conservantes podem ser acrescentados para aumentar o prazo de validade e alguns ingredientes também poder ser substituídos para reduzir os custos de produção, por exemplo:

- o leite integral é frequentemente substituído por "leite reconstituído" que consiste basicamente na utilização de soro de leite e gordura vegetal/hidrogenada;

- em vez de utilizar frutas e cacau, alguns fabricantes utilizam essências artificiais e corantes que simulam os ingredientes originais;

- adoçantes artificiais também podem ser utilizados.


A única forma de você saber realmente como os sorvetes são preparados é conhecendo a produção na prática.


É por isso que a Sorveteria Ideal faz questão de abrir a sua produção para visitação: nós temos muito orgulho em mostrar para os nossos clientes como os nossos sorvetes são feitos!

No próximo post nós iremos contar os segredos de um sorvete com qualidade Ideal!


Cadastre-se em nosso blog e receba um alerta toda vez que houver uma nova publicação.

35 visualizações